quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Resenha: Osu! Tatake! Ouendan!

Por Matheus "White" Carvalho


Você pode tudo.

Problemas, obstáculos ou dificuldades todos podem ser superados com o incentivo correto. Não importa a dificuldade em que você se encontra, basta acreditar em si mesmo que você irá vencer.

Você pode tudo, basta ser motivado a isso.

Mas, como arrumar essa inspiração quando tudo parece estar contra você?

Esse é o momento que ELES entram em ação.

Não importa onde, quando ou qual seja o problema! Basta dizer as palavras corretas e eles aparecerão para lhe ajudar!

OOOOOOOOUUUUUUUUUUUEEEEEENNNNDDAAAAAANNNNN!!!!!!

OSU! TATAKE! OUENDAN!



Acredito que muitos de vocês estão confusos, então deixe-me tirá-los do escuro: Osu! Tatakae! Ouendan! é um jogo musical lançado para Nintendo DS em 2005 e distribuido unicamente no Japão. É uma peça simplesmente única que chama atenção pelos seus personagens e situações incomuns ou talvez pelo seu jeito simples, porém diferente de contar as histórias.

Os jogos da série são relativamente curtos, então, para o bem geral da nação, farei um resumão de todos os jogos aqui! Sim! Três resenhas pelo link de uma!

A sequência, para fins de índice são: Ouendan, Elite Beat Agents e Ouendan 2.

OSU!

Vá! Lute! Ouendan!



O primeiro jogo da série foi um grande fator para mim decidir que compraria um DS e também, foi talvez um dos primeiros jogos que tive o prazer de zerar no mesmo, então admito que guardo um lugar reservado para ele em minhas memórias.

Mas vamos às explicações.

Ouendan é um Esquadrão Especial de Motivação. Sua missão? Auxiliar a todos que precisam de um incentivo com belas músicas e incríveis movimentos!

Em termos mais simples: Eles são um grupo de torcida, que usam ritmos e coreografias para darem a motivação necessária ao indivíduo a superar suas dificuldades. Eu sei que até então, deve estar difícil de conceber a idéia, mas tente se lembrar de qualquer cena de campeonato de algum esporte em animes, e sempre tem um “alívio cômico” que se coloca uma faixa na cabeça e começa a usar tambor e uns apitos para motivarem o parceiro que participa daquele determinado campeonato.

Ouendan é mais ou menos isso, só que com mais estilo.

Ora! Imagine a seguinte hipótese: Amanhã, às exatas 7:00, você precisa entregar um trabalho muito difícil para faculdade. São 10:35 e você não conseguiu fazer nada até agora porque seu amigo te obrigou a escrever uma resenha para o blog dele (personagens aqui descritos são para fins meramente ilustrativos e não correspondem em nada com a realidade), e agora? Não dará tempo para concluir o trabalho porque você está realmente muito cansado! O que fazer?

Basta gritar: OOOOOUUUUEEENNNNDDDAAAANNNNN!!!!

E eles atenderão seu chamado para lhe motivar a não dormir a noite e fazer o trabalho e tirar a nota máxima!

E a xingar seu amigo!

Então, é assim que o jogo se prolonga. São diversos cenários com pessoas clamando por socorro (ou melhor, por OUENDAN!), você seleciona a fase, descobre o problema que tira a paz do indivíduo e deve fazer bonito na coreografia para motivá-lo.

O jogo todo é cômico. Afinal, dê uma boa olhada no trio principal! Ver esses 3 caras fazendo danças sincronizadas já garante comédia gratuita. Mas o foco são as histórias de cada pessoa.

Mesmo com o jogo em japonês, tudo é contada no estilo quadrinhos, sendo bem visual e você consegue entender tudo que está acontecendo e qual a razão do desespero das personagens, Tais histórias têm um charme ao mesmo tempo cativante, engraçado e até emocionante!

Tem a história do garoto que precisa estudar para passar no vestibular, do cara que precisa ganhar uma corrida para impressionar a filha da família rival, dos policiais preguiçosos que precisam impedir um ataque de robôs alienígenas e até mesmo do fantasma que não entra no céu porque, antes, precisa enviar uma última mensagem de amor para sua amada.

Eu particularmente me emocionei com o último.

San! Ni! Ichi! Sure!



A jogabilidade é incrivelmente genial e também o ápice desse jogo.

Como já sabem (ou deveriam saber) a tela do DS é dividida em duas, na tela de cima, mostra as cenas dos personagens e como ele está superando ou não a dificuldade, o que funciona como um medidor se você está indo bem ou mal na fase, enquanto na debaixo, mostra os Ouendan dançando ao ritmo da música, e lá você deve se concentrar.

Em primeiro lugar, Após ver a história da pessoa a qual precisa de ajuda, você precisa acertar as esferas coloridas que aparecem na tela no momento correto com a Stylus, cada esfera representa um “passo” na dança dos Ouendan, errando, eles irão cair e perder o ritmo.

Acertando a esfera no momento correto, você ganha pontos, esses que são somados para motivar a pessoa a ser ajudada. Se você errar demais, perderá a partida e terá que recomeçar.

E não só isso, em momentos específicos, a música parará dependendo de como se saiu até aquele momento, a pessoa ajudada se dará bem ou mal, recebendo você um “O” ou um “X”. Se no final, tiver mais “X” do que “O” terá perdido a fase também, tendo que começar novamente.

Sei que é confuso assim falando, então vejam por vocês mesmos a genialidade:



É... similar a Guitar Hero e Rock Band. Aperte as teclas no momento certo para dar continuidade a música. No entanto, ao invés de “botões” diferentes, temos que apenas pressioná-los na touchscreen.

Agents are... GO!



Devido ao grande número de importações de Ouendan! os grandes executivos engravatados viram uma oportunidade de ganharem mais dinheiro se lançassem seus dançarinos em terras ocidentais.

Mas eles tiveram uma idéia ainda melhor do que simplesmente traduzir o jogo! Eles lançaram uma versão inteiramente nova, moldada ao público que os aguardava.

Ouendan! é feito de acordo com a cultura japonesa. Diversas tiradas, piadas ou as próprias músicas não teriam, na América, o mesmo apego emocional que eles tiveram lá. Então, eles resolveram criar um jogo todo novo, baseado na cultura norte americana.

E assim nasceu Elite Beat Agents.

Tire o grupo de torcida e insira agentes secretos especiais de motivação. Agora temos óculos escuros, palmas e danças no estilo dos anos 70 ou 80.

E eles trocaram Osu! por Go!

As histórias também são bem moldados ao estilo USA: Super divas pops e materialistas se perdem no meio de uma ilha deserta e precisam aprender a se virar com as condições extremas, o antigo astro do baseball esquecido que precisa derrotar um monstro gigante para reaver a confiança em suas habilidades, o corredor que está doente antes das olimpíadas e precisa contar com suas anti-corpos-enfermeiras-ruivas para curá-lo e até mesmo a garota que insiste em arrumar a sua casa para o pai que prometeu voltar para o natal, mas que sofreu um terrível acidente e faleceu antes que pudesse cumprir sua promessa...

...e eu me emocionei de novo...

Enfim! O mais legal que EBA é perfeitamente adequado a sua cultura, sendo sempre interessante ver discussões nos fóruns e comunidades qual jogo é superior: EBA ou Ouendan!

A resposta é: os dois!

Se você gosta mais de filmes de Hollywood e HQs, você vai se divertir mais com EBA e suas referências. Se você curte mais animes e mangás, vai se apaixonar por Ouendan!

Então, qualquer discussão sobre qual é o superior é simplesmente perda de tempo. Eles foram feitos para públicos diferentes, não podem ser comparados. Particularmente, eles são igualmente irados!

Só uma coisa que eu acho estranho de EBA. A frase inicial do chefe deles:

“Agents are... GO!”
Olha, eu nunca fiz curso de inglês, tudo que aprendi foi de ouvido, mas... essa frase não está errada? Digo, não deveria ser “Agents are GOING”? Ou “Agents, Go”? Sério, eu não sei! Se alguém puder me responder eu ficarei eternamente grato!

Ouen! Dai-sen-kou!



E uma continuação veio! E é o game com o nome mais estiloso já criado até hoje:

Moeru! Nekketsu Rythm Damashii Osu! Tatakae! Ouendan 2

Eu te desafio a repetir isso 3 vezes sem ler.

Enfim, anos se passaram desde o primeiro jogo, e um novo grupo Ouendan aparece nos arredores. Eles desafiam o grupo original a uma épica batalha de força, bravura e, é claro, estilo. Nesse jogo, você controla as duas equipes, seguindo exatamente o mesmo estilo dos anteriores. Polindo algumas coisas ali e lá.

Ah! Como disse, tempo se passou. Agora, o garoto que você ajudou a passar no vestibular precisa de ajuda para arrumar um bom emprego e também aquele casal que foi reunido no primeiro jogo agora tem filhos. Mas também há novas histórias interessantes como por exemplo, a da patinadora que decide se tornar campeã para realizar o sonho de uma falecida amiga que era muito mais talentosa do que ela...

Pombas! Qual é a deles com esses cenários tristes?!

O jogo é a versão superior da série. Ele conseguiu moldar melhor os gráficos e efeitos especiais, dando um visual mais agradável.

Outro ponto interessante é o modo on line. Eu não pude jogar todos os cenários, ainda, mas o que eu joguei era genial!

Você e seu amigo devem fazer as danças para motivarem cada um seu time de futebol. O jogador que tiver mais pontos em determinado ponto da música, faz um gol! E vence, é claro, aquele que fizer mais gols no final!

Mais divertido que Winning Eleven, eu garanto!

Sim, e eu falei “gols” mesmo, se está certo ou errado eu não vou pesquisar, o que importa é que a mensagem foi recebida com sucesso.

Are you Ready?



Perceberam como eu consegui elogiar esse jogo musical sendo que, até agora, não comentei absolutamente nada sobre as músicas? Sim! Porque ele é tão bom só pela idéia e originalidade que nem precisa de música!

Tá, exagerei.

Mas mesmo assim! As músicas são muito boas!

Ouendan conta Asian Kung-Fu Generation, B’z, Orange Range, L’arc-en-ciel e alguns outros. Quem acompanha entradas de Anime deve ter reconhecido um ou dois dessa lista.

Infelizmente, a maioria (ou acho que todas) são produzidas por covers devido a baixa renda do jogo... mas, ah! Quer saber de uma coisa? Se você tentar as dificuldades mais altas, verá que depois de refazer uma fase 30 vezes, sairá gostando mais daquela versão do que a original!

Até hoje eu prefiro Loop & Loop versão Ouendan, obrigado!

EBA tem o repertório mais conhecido por aqui, que segue desde Deep Purple e Rolling Stones, até Avril Lavigne e Madonna. Também nos brinda com clássicos como September, ABC, Survivor e Y.M.C.A., mas sem excluir bandas mais moderninhas como Hoobastank, Sum 41 e Good Charlotte.

Alias! EBA me convenceu de duas coisas: Hoobastank tem mais do que uma música e que Good Charlotte, um dia, já foi legal.

Enfim, sorrisos e torturas a parte, a lista é bem variada e acho difícil existir um mané que não curta sequer uma música.

Ouendan 2... bem... na minha humilde opinião, é o que piorzinho-inho, digo, ainda é bem legal! Mas acho que foi o jogo que tem menos músicas conhecidas para mim.

Ele nos brinda FLOW, Orange Range, Porno Graffiti, NANA (sim, NANA!) e até Home Made Kazoku, que são os caras que fizeram a ending “Thank you” de Bleach e “Nagareboshi” de Naruto Shippuden, ambas fantásticas e minhas favoritas entre encerramentos de animes!

De repente me bateu uma saudade da época em que Bleach era legal...

Veredito! OSU!

Ouendan e suas sequências são jogos que te marcarão por muitos anos por serem simplesmente únicos e originais.

Eu te garanto duas coisas ao terminar todos os jogos da série: Você pegará a mania de ficar gritando “OSU!” por ai e vai sentir um enorme vazio no peito por saber que já jogou todos.

Oh tristeza... Alias, o criador da série tinha anunciado que estava animado para fazer EBA 2! ...Há dois anos atrás.

Mas tudo bem! Temos que ser positivos, pois existe uma alternativa viável.

OSU! é o nome do programa que simula o nosso amado joguinho!

Basicamente, você faz o download da música, e a toca no estilo Ouendan. Claro, as animações são feitas por fãs, então, normalmente, os Ouendan/EBA nem aparecem, passando só a entrada do anime em questão ou um sequência de imagens.

O que tira boa parte da graça.

E também, usar o mouse ao invés da stylus é tenso e leva prática!

O que acrescenta boa parte da dificuldade.

Mas é uma boa solução e é, tecnicamente, infinito. Você sempre pode baixar novas música (como de MEGAMAN, por exemplo) e sempre tentar novas modos ou selecionar dificuldades absurdas criadas por pessoas dementes.

Sério, tem como apagar as luzes para você não enxergar as esferas! Porque eu vou querer jogar um jogo musical que eu não consigo nem ver onde eu preciso clicar para vencer?!

Ah, e você já deve imaginar que “nível de dificuldade” mais a palavra “criado por fãs” significa algo abominável. Sério, tem gente doentia nesse mundo.

Tem mapas musicais que exigem que você não pisque, senão aparecerá tantas esferas que seus pontos vão para o negativo mais rápido do que pode imaginar.

Nem dá tempo de por a culpa no seu irmão dizendo que ele te atrapalhou!

Sempre que penso em alguém que conseguiu vencer esses mapas, eu imagino um japonês com um monitor de touchscreen bancando o Kenshiro fazendo ATATATATATATAATATATA na tela do computador.

Porque japonês? Ora, pois não importa o quão bom você seja em fazer alguma coisa, tem sempre um japonês que é melhor do que você e que faz questão de por isso no youtube!

E as vezes ele não só faz melhor como também faz de olhos vendados!

Enfim! Ouendan e EBA são incríveis! Recomendo a todos que procurem um meio de jogar, não importa se forem usando meios “errados”.

Sério, esses jogos não têm metade da atenção que mereciam.

E, para findar, peço para que todos gritem comigo:

OUEN! DAI – SEN – KO!

OSU!



Osu! Tatakae! Ouendan!
Produzido em 2005 para o Nintendo DS pela iNiS e publicado pela Nintendo.
Zerado no modo médio e quase tudo no hard, acho que faltou a última fase...

Elite Beat Agents
Produzido em 2006 para o Nintendo DS pela iNiS e publicado pela Nintendo.
Zerado no modo médio, feito algumas fases no hard. Desisti no Material Girl.
Acho que abri todas as músicas extras.

Moero! Nekketsu Rhythm Damashii Osu! Tatakae! Ouendan 2
Produzido em 2007 para o Nintendo DS pela iNiS e publicado pela Nintendo.
Zerado no modo médio, feito uma única fase no hard por preguiça.
Aberto todas as músicas extras mas nem tentei retirar os timers circles. Eu ainda prezo minha sanidade mental, obrigado.

7 comentários:

  1. Sou top ranking em diversas musicas no OSU! online.. essa porra é viciante e muito foda :3

    ResponderExcluir
  2. Doideira.....
    Abraço

    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  3. OUENDAAAN!

    White, "Agents are... GO!" tá certo porque é tipo uma expressão, se eu não me engano. Não sei os detalhes, mas é algo do tipo.

    E ótima resenha, como sempre! OUENDAAAAAAAAN!!!!

    ResponderExcluir
  4. SAN! NI! ICHI!

    HAJIME!

    Ouendan é épico, épico DEMAIS. Tão épico que vai me fazer comprar um DS sendo que eu particularmente odeio o portátil. Sinta a dimensão do desespero.

    Eu zerei o primeiro jogo no emulador, foi TENSO, mas recomendo (Y). A experiência é deveras muito boa.

    Sobre osu!, outro joguinho foda. Acostumar no mouse é fichinha se você tem coordenação com as duas mãos, pra usar uma só pra mover o mouse e outra pra apertar a tecla Z (que serve como clique também), o problema são os spinners, coisa o demônio.

    Enfim, a review tá excelente. Adorei, mesmo. 8D

    Só uma dúvida, os Ouendans e os EBAs tem nome? Nunca vi por aí...

    Anyways,


    OUEN!

    DAI

    SEN

    KOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  5. Não joguei Ouendan ainda lol
    Mas o Osu! (uma versão do ouendan pra pc) é foda, então dá pra ter uma idéia de que dve ser épico (Y)

    ResponderExcluir
  6. Desculpe a demora para responder! Aindei enrolado com umas coisas da faculdade.

    @Foak - Acabo de imaginar você naquela mesma cena que descrevi no artigo
    @vD - Devo considerar que o senhor já zerou todos esses jogos, né?!
    @Juca - Sim, todos os EBAs e Ouendans tem nomes sim. Eu só me lembro de alguns principais... enfim, no gamefaqs acho que tem todos (dá uma olhada no review de tradução).
    @Saika - Sim! E o jogo original consegue ser ainda mais épico!

    ResponderExcluir
  7. rsrs... quando comecei a ler pensei q fosse um texto de auto-ajuda! kkk
    legal... vou lembrar de chama-los quando estiver em apuro!

    ;)

    ResponderExcluir