domingo, 3 de outubro de 2010

Resenha: Earthworm Jim

Por Guilherme "Ornacio" Oliveira




Groovy!

Earthworm Jim. A minhoca com roupa de astronauta e a metralhadora mais nonsense
que já passou por esta dimensão

Um clássico do Mega Drive que ganhou proporções imensas, mais um clássico que já
tem seus dez anos de existência. Com uma linha de bonecos, adaptações para histórias
em quadrinhos e até uma micro série de televisão, o nosso herói invertebrado tem
caracteristicas infinitas, que fizeram com que nunca fossem esquecidas na memória dos
old players.

A produção do jogo é totalmente fora dos padrões, personagens cativantes, cenários
bem trabalhados com caminhos alternativos que podem te render muita dor de cabeça.
É o tipo de game que se você joga hoje, com uma faixa etária de 21 à 23 anos, não vai
entender nada. Vai achar que o enredo é sem pé e cabeça e que potencialmente quem o
escreveu e criou era usuário nato de ópio.

Falando sobre quem criou Jim, o nome por trás de toda essa loucura, chama-se Doug
Tennapel (@tennapel no Twitter) um quadrinista que tem vários trabalhos em seu
curriculos, tal como Skullmonkeys, outro clássico, porém do imortal e revolucionário
Playstation. Doug Tennapel mantém uma página atualizada, como um blog, só que com
todos seus trabalhos, incluindo Jim e outros projetos. Acesse: http://tennapel.com

Earthworm Jim entrou para lista de “coisas que foram gravadas no tempo” de qualquer
gamer que presenciou a era dos jogos em plataforma.



Minhocas, corvos e um traje espacial

Espera um pouco. Earthworm Jim, tem enredo? Sim, por incrível que pareça, tem!



É um dia comum, como qualquer outro. Um corvo persegue uma minhoca que
desesperadamente desvia-se da investida do predador e refugia-se em um buraco. Dia de
sorte.



Enquanto isso, em algum lugar do espaço, mas não muito longe do planeta Terra. Uma
perseguição está próxima do seu desfecho, Psy-Crow, uma espécie de corvo, vestindo
um grande macacão amarelo e com um capacete que parece um aquário, daqueles
redondos e antigos, está atrás de uma pequena nave que roubou o indestrutivel-ultra-
high-tech (palavras do próprio criador) traje espacial.



Em uma ligeira investida, Psy-Crow cerca a pequena nave e atira impiedosamente, afim
de recuperar a roupa que garante poderes inimáginaveis a quem lhe pertencer (menção
honrosa: it’s over 9000), mas a vida, esta sim é uma caixinha de surpresas e o tesouro do caçador de recompesas espacial cai da nave em direção ao planeta Terra.



De volta para a Terra. Jim, a minhoca que escapou do ataque do corvo, agora verificava se estava segura. Tudo parecia bem, decidiu voltar ao seu caminho. Eu havia comentado: Dia de sorte, não é? Haha.



O traje atravessou os céus acertando Jim em cheio, dando assim (mais) vida ao nosso
protagonista, eis que (re)nasce Earthworm Jim, munido de uma metralhadora espacial e
muito sangue nos olhos (sic).



Psy-Crow desce a Terra, à procura do item. Jim que testava suas novas habilidades,
ouve uma conversa entre o vilão e a Rainha “Slug for a Butt”, que precisa
do traje para ficar mais bela que sua irmã a “Princesa What’s Her Name”.



A partir de tal info, a minhoca mais foda do universo parte em busca da bela What’s
Her Name, passando por cenários alucinantes e totalmente desconexos, enfrentando
inimigos sem qualquer explicação, mas dane-se ela tem uma metralhadora e um motivo.

A nostalgia e o sucesso

Qual seria o segredo para um jogo ficar enraizado em nossas cabeças? Earthworm Jim
mostrou que inovar é necessário, ele nos trouxe um leque de personagens marcantes (eu
não canso de repetir isso), infelizmente nem todos nós tinhamos um inglês mediano ou
uma mente poluída para entender o humor ácido do jogo. Um exemplo é a fase que se
passa no Inferno, não que isso tenha alguma maldade ou algum problema, análise um
dos inimigos da fase: um advogado que te ataca arremessando dinheiro com sua maleta.
Get it?



Ainda não atingi sentido do que quis dizer, na verdade todos nós amamos este jogo por
entendê-lo de maneira sútil. Era divertido ver o Jim falar “Groovy” ou arremessar uma
vaca logo no primeiro nivel, simplesmente por arremessar, afinal aquilo não alterava
nada no jogo.

Essa foi - e é - a essência de Eartthworm Jim, para nós residentes de terras brazucas, nossa análise e percepção infantil da época, talvez, nos fez enxergar apenas um herói bizarro, sem sentido, que tinha uma arma e precisa de nossa ajuda para defender-se.

O segredo de Earthworm Jim era a diversão proposta e não o quão nos prendia com sua irreverência ou irônia. Falo com muito orgulho desse jogo que marcou a, potencial, melhor época de nossas vidas.



Eartworm Jim
Ação
Desenvolvido e distribuído Shiny Entertainment e Playmates Interactive Entertainment
Mega Drive, Sega Saturno
Utilizada versão do Mega Drive para essa resenha.
História terminada em mais de três horas, com um saldo de muita dor de cabeça.

4 comentários:

  1. Earthworm Jim!

    Caramba, sempre via esse jogo nos shows de games e nunca consegui jogar muito mais do que as primeiras fases.

    Realmente uma pérola!

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  2. Vei...

    tirou do baú essa man

    sensacional o jogo

    ótima postagem!!

    abraços!

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  3. Ótima resenha, Guizords!
    Earthworm Jim é um puta jogo...
    Tenho mais experiência com as versões para SNES, mas as de Mega são excelentes também!

    Beijo da Jacque!

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