Por Guilherme "Koala" Iizuka
Trance. Não, não estou falando da forma rosa do Zidane no FFIX. Estou falando de uma das principais vertentes da música eletrônica que surgiu na década de 90. Com seu estilo vindo um pouco do Techno e do House, o Trance para alguns como eu, varia de uma sessão de relaxamento a um boost no ânimo, ideal para quando você está jogando algum FPS. O Trance em si é lento e calmo, com ou não letra e vocal. É, eu sei o que você está pensando. Texto de horóscopo, palavras jogadas sem sentido, correto? Em parte sim, afinal, Trance é para se sentir, curtir, ouvir e não ficar definindo em palavras.
Sei que a grande maioria que acessa este blog é rockeiro, metaleiro ou algo do tipo, onde fala que eletrônico é tudo igual. Há quem diga o mesmo para as vertentes do rock, mas a resposta é a mesma, ouvindo você sabe a diferença. Eu poderia passar horas e horas, escrevendo a diferença de Psy(chodelic)Trance e Trance, mas não estou aqui pra isso.
Sim, nascido no inicio da década de 90, este gênero musical teve um caminho tortuoso. Houve momentos em que o futuro do Trance era incerto. Mas grande produtores o fizeram renascer, dentre eles Armin Van Buuren, Paul Van Dyk, Ferry Corsten, Paul Oakenfold e a estrela do post, DJ Tiësto.
The Legend
É uma quarta-feira a noite em Berlim, o DJ holandês está tocando seu set para mais de 80mil pessoas. Amanhã ele estará na França e no dia seguinte na Grécia. Pode parecer absurdo mas sim, essa é a rotina do auto proclamado, DJ número 1 do mundo (três vezes o DJ nº1, atualmente em 3º lugar, segundo a avaliação da DjMag). Nem Jack Bauer visita tantos lugares diferentes em tão pouco tempo.
Usando de inspiração, believe or not, U2, Tiësto investe pesado em suas apresentações ao vivo. Mixando além de outras músicas, suas próprias na hora, de acordo com a animação do público. Para os shows, faz questão de usar seus próprios funcionários para cuidar de toda a área do show, som, luz e toda a parafernália visual que faz com que você fique de boca aberta quando assiste. Não precisa de umas balinhas para ficar doidz assistindo um show dele.
Assistir a um show dele e ficar parado, é improvável, é impossível, já dizia Samuel Rosa. Como citei acima, alguns sets são mais calmos e relaxantes mas outros, é o que você precisa para se animar e sair pulando sem se importar com mais nada. Ou pelo menos, encarar aquela fase no Very Hard que você nunca passou nem perto.
Mas não pense que ele só fica ali mixando sets de outros DJs. Depois de um show FREE na praia de Ipanema em 2007, onde o mesmo arrastou uma multidão de 250 mil pessoas, o mundo começou perceber que o eletrônico não é apenas um conjunto de batidas aleatórias. Diversos artistas começaram a procura-lo para fazer músicas em conjunto. Incluindo a dupla indie Tegan e Sara, Nelly Furtado e Timbaland.
Por mais que Tiësto não seja o verdadeiro número um do mundo, ele tem todo o direito de se proclamar assim. Qual outro DJ de Trance, ou qualquer outro gênero de eletrônico, você pode falar que fez a BGM das olimpíadas de 2004, na Grécia? Exatamente, nenhum. Não apenas isso, Tiësto tem uma enorme bagagem. Foi indicado ao Grammy por melhor álbum com o “Elements of Life” em 2008.
Gamer
Aproveitando que o foco deste blog são os games, vou entrar neste assunto também. Provavelmente você deve estar pensando, HOW, certo? Bem, para começar advinha quem foi escolhido para fazer a música tema daquele novo Alone in the Dark? Confesso até, uma das maiores inspirações (se não a única) para jogar este jogo foi a trilha do Tiësto. Lembra a historia do boost no animo? Pois bem, quando eu vi aquele trailer, não resisti e baixei na hora. Não joguei muito porque meu PC n agüentava mas isso não
vem ao caso. Enfim, fala que não da uma vontadezinha de jogar quando você vê este trailer? Podia até ser Enduro do Atari, como uma música dessas no fundo, você vai sim, ficar na vontade de jogar.
E recentemente, Tiësto não ficou apenas no backstage criando música de fundo para jogos ai. Devido ao seu grande sucesso, Tiësto foi convidado a participar do DJ Hero 2, onde serviu de modelo e recriaram sua imagem in-game, para que todos vocês possam se sentir como é ser o melhor DJ de Trance do mundo. Você vai tocar seus melhores hits mixado com outras músicas bem famosas por ai, incluindo “Lady Gaga – Bad Romance”, transformar sua sala numa balada e poder falar, Tiësto realmente é foda.
Last Notes
Essa minha religião chamada Trance começou tem “pouco” tempo. Eu já fui um bom rockeiro e fui subindo entre as vertentes do eletrônico, passando por Dance, Techno, Electro e outros diversos gêneros. Neste mesmo post eu postei vídeos contendo diferentes músicas, mas todas explicando a introdução. Dependendo de como é mixado, pode ser o fundo de uma sessão de relaxamento até para um tiroteio contra alienígenas que querem dominar o mundo. Trance é um estilo relativamente pouco conhecido mas que cada vez mais vem saindo de sua toca e conquistando seu espaço.
Tentei deixar o post livre de muitas faixas mas, como falar de um DJ de música eletrônica sem mostrar seu trabalho, certo? Se algum dia tiver a oportunidade de assistir a algum show onde Tiësto estiver presente, compareça. Ainda que você não conheça seu trabalho, você não vai se arrepender. Vide SWU por exemplo, onde diversas pessoas foram para assistir suas bandas de rock favoritas e voltaram abismada com o show que Tiësto deu.
Dance 2 Trance.
Guilherme "Koala" Iizuka é jogador de Starcraft 2 de carteirinha, insígnia e dogtag. Também é troll nas horas vagas e piadista sem compromisso. Aparecerá aqui que nem um sexto integrante dos Power Rangers: Nunca se sabe como, nem quando e nem onde. Mas sempre ao som de um bom eletrônico, ou acompanhado de uma horda de zergs.
Surge o sexto elemento.
ResponderExcluirOu seria o quinto?
Enfim, pode não parecer eu até gosto de trance.
Ou melhor, deixe-me reformular.
É uma música gostosa para dançar e que sim, consegue passar um energia bem forte se bem usadas (inclusive como background de games/filmes).
Mas eu não consigo botar um CD e ficar ouvindo-o por muito tempo...
Enfim, esse é o nosso blog, abrindo horizontes. =D
Continue assim!
eu gosto de músicas eletronica apenas em festa. Não escuto em casa. Mas é maior viagem, escutar tiesto faz você viajar. Fechar os olhos e sentir a música, o corpo automaticamente vai dançando.
ResponderExcluirhttp://umdiaentenderei.blogspot.com/
Conhecia é claro mas não tão bem assim e adorei. Realmentetudo impressiona, o show então nossa perfeito. O game dá mesmo vontade de jogaar *-* a música acompanha perfeitamente o trailer. E o video em Ipanema? AMEEI, aain vontade de estar lá
ResponderExcluir